Líbano – Um país apaixonante

Líbano – Um país apaixonante

O Líbano é um país apaixonante.

Localizado na extremidade leste do mar Mediterrâneo, na Ásia Ocidental, numa região que faz ligação entre esse continente e a Europa. Faz fronteira com a Síria ao norte e a leste e com Israel ao sul e a oeste com Chipre pelo mar Mediterrâneo. No cruzamento da bacia do Mediterrâneo, o Líbano é uma das regiões de antigas civilizações, como fenícios, assírios, persas, gregos, bizantinos e turcos otomanos, sendo que sua rica história formou a identidade cultural única em diversidade étnica e religiosa do país.

Possui  estações do ano muito bem definidas: no verão, o negócio é curtir a praia num calorzão de 35 graus; no inverno, é se divertir na neve (muita neve), admirar a paisagem dos montes de topos branquinhos e curtir o aquecedor dos cafés do Hamra. A melhor época para se visitar o Líbano é de Junho a Setembro.

Se você pretende visitar o Líbano, a primeira coisa que você precisa saber é que brasileiros precisam de visto, sim, porém o mesmo é providenciado na sua chegada no aeroporto de Beirute: basta preencher um formulário quando desembarcar e pegar a fila da imigração.  (Atentando que este visto é válido para que os brasileiros permaneçam no máximo 30 dias no Líbano. (Caso seu tempo de permanência seja maior do que 30 dias, a MAPA está à disposição para providenciar o seu visto.)

Porém, se você tiver um carimbo de Israel em seu passaporte, pode preparar sua volta, pois ninguém lhe deixará adentrar o país. É exatamente por isso que vão olhar folha por folha do seu passaporte e lhe farão mil e uma perguntas no guichê. Não se assuste com isso, nem com os oficiais do exército nem com a confusão que é o Aeroporto de Beirute. Mesmo assim, eles são super acolhedores. Esses países que já passaram por muitos conflitos e guerras sempre têm uma política mais desconfiada para tratar os estrangeiros… Não se sinta intimidado. É compreensível.

Quando estiver planejando suas férias em Beirute (denominada a Paris do Oriente Médio), vale considerar algumas dicas. Assim que você chegar, pode pegar um taxi para o seu hotel. Sugiro que você se hospede ou no Hamra ou em Raouché, dois dos bairros mais famosos, badalados e agitados de Beirute.

Hamra está lotado de cafés, bares, lojas de roupas e tem bastante coisa para ver e fazer.

Das ruas de Raouché dá para ver a imensidão do azul das águas o que torna ainda mais especial pelo fato da avenida da praia não ser no nível do mar. Por ali ainda vale a pena esperar para apreciar o pôr do sol de algum restaurante da orla ou fazer o tradicional passeio de barco que sai da Pigeons’ Rock e passa por baixo da pedra maior.

Um taxi do aeroporto para estes locais deverá custar em torno de 25 dólares. Como os taxistas saberão que você é turista, tentarão vender o caminho por muito mais. Até 35 dólares é tranquilo. Ah, sim! Não há taxímetro no Líbano! Todas as corridas devem ser combinadas anteriormente. Mas não se acanhe, os taxistas costumam ser bem honestos. Só não se esqueça: eles são árabes e adoram negociar!

Peça-os para lhe levar a outras cidades. Não dá pra resumir o Líbano em sua capital: o país tem lugares incríveis que não podem deixar de ser vistos. As ruínas da pequena cidade de Jbeil, a 38 km da capital, por exemplo, é apenas uma das opções.

De uma certa forma, a região como um todo impressiona pelo contraste dos modernos edifícios envidraçados com os velhos prédios que resistiram a tantos anos de bombardeios na antiga colônia francesa.

Uma boa opção de roteiro pode ser começar pelo centro de Beirute e conhecer a Mesquita Al Omari e a torre do relógio (Place d’ Etoile), que é o ponto central da cidade. A noite na capital é também animada. Os bares e boates da rua Monot no bairro Achrafiyé fazem a alegria da galera. No bairro Mar Michael, apesar de ser uma área mais industrial, a vida noturna também é concorrida. Vale a pena conhecer a balada na estação de trem.

Por fim, não se preocupe com o idioma local! Quase todas as pessoas (90% delas) sabem falar inglês e francês.

Importante:  Não se esqueça de providenciar o seu Seguro Viagem INTERMAC ASSISTANCE.

Aproveite a história e as belezas do Líbano!