Croácia – A pérola do sudeste europeu

Croácia – A pérola do sudeste europeu

A Croácia fica no continente Europeu, na região considerada como Leste Europeu, ou Balcãs. País faz fronteira com a Eslovênia, Hungria, Bósnia – Herzegovina, Sérvia, Itália e Montenegro. A oeste o a Croácia é banhada pelo mar Adriático e possui também uma fronteira marítima com a Itália, no golfo de Trieste.

 

O turismo é tão relevante para o país que ele representa nada menos que 14% do PIB nacional! Por isso, a infraestrutura que a região oferece aos visitantes é significativa e só tende a melhorar. Centenas de opções de hotéis, de rede ou boutique; restaurantes premiados; natureza protegida; vinícolas de ponta; e uma nova geração que fala inglês fluente.

A língua oficial do país é o croata ou servo-croata; língua eslava, nada similar ao português, espanhol ou as línguas românicas. Mas na maioria das cidades e pontos turísticos é fácil encontrar pessoas que falem inglês, principalmente entre os jovens.

O país tem pouco mais de 4 milhões de habitantes, apenas a cidade de São Paulo, por exemplo, tem 12 milhões, e no Rio de Janeiro, são aproximadamente 6 milhões. Apesar de fazer parte da União Europeia desde 2013, a Croácia ainda não faz parte da Zona de Schengen e nem utiliza o Euro como moeda oficial. A moeda local utilizada na Croácia é a Kuna Croata (HRK).

Zagreb, a capital do país, tem aproximadamente 800 mil habitantes e é a maior cidade croata; um pouco menor que Campinas, no interior de São Paulo, que tem em torno de 1 milhão e 200 mil habitantes. Split, a segunda maior cidade do país, tem 450 mil habitantes; ou seja, metade da população da capital.

Na Croácia a população é majoritariamente cristã; e o sistema político é uma República Constitucional Parlamentar Unitária.

A melhor época para visitar a Croácia é no VERÃO EUROPEU,  onde se pode desfrutar das praias do antigo continente. Entre os destinos com praia, A Croácia vem se destacando cada vez mais. Julho e agosto são, sem dúvidas, os melhores meses para visitar devido ao clima quente, mas setembro, assim como maio e junho, ainda continuam como excelentes épocas para aproveitar o destino, com atrações menos cheias de turistas.

A Croácia é um país surpreendente! Tão pequeno e tão completo! Lá você encontra todos os tipos de paisagens, de clima, história… Organizado, gentil e MUITO preparado para o turismo. Apesar de ter uma história conturbada, marcada por guerras, conflitos e sofrimento, o país hoje já está praticamente refeito. Um destino fantástico, que está de braços abertos para receber visitantes de todo o mundo! A culinária também é um ponto forte, fresquíssima, saudável e deliciosa!


DUBROVNIK

Uma cidade belíssima no extremo sul do país, no estado da Dalmácia, na costa do Mar Adriático. O clímax da experiência no destino está em sua cidade murada. É Patrimônio Mundial da UNESCO por causa de suas muralhas imponentes e bem conservadas e por sua arquitetura medieval + renascentista + barroca. O Mar Adriático naquele ponto é deslumbrante, complementando o visual das ruelas estreitas cheias de restaurantes charmosos. Não é a toa que a cidade é apelidada de “a pérola do Adriático”. É utilizada como cenário da série Game Of Thrones.

 

                                             Dubrovnik: linda de mais!                                            Cidade antiga vista de cima das muralhas.            Bar Mala Buza, encaixado nas muralhas

 

HVAR

Uma das 1.185 ilhas do litoral da Croácia e, provavelmente, a mais conhecida. Badalada e na moda já há algum tempo (tem fama de “nova Ibiza”), a ilha possui diversos municípios/povoados, sendo o mais conhecido deles a cidade de mesmo nome, Hvar. Para os que pensam que Hvar é um destino só para galera, gente jovem e solteira (também é, claro!), mude de opinião. A ilha é completíssima, ideal para fazer turismo (muralhas, forte, igrejas…), descansar, conhecer praias de água azul turquesa, visitar vinícolas e curtir restaurantes e bares animados.

                    Vista de Hvar                                  Ruas de pedras no centro de Hvar.                 Zavala Beach  na ilha de Hvar                             As águas de Hvar

 

SPLIT

Uma “cidade estratégica” no litoral da Croácia, pois é o ponto que liga o país  à várias ilhas importantes e, até mesmo, a Itália. A atração mais importante de Split é o Palácio de Diocleciano, um Imperador Romano que foi para a Croácia, sua terra natal, para se aposentar no palácio incrível que mandou construir. Hoje, cerca de 2.000 pessoas vivem no Palácio e lá dentro há muitos bares, restaurantes, lojas e hotéis. Também já foi cenário de Game of Thrones. É uma delícia passear (e se perder) dentro das ruelas do palácio.


Palácio de Diocleciano, em Split – Croácia

 

LAGOS DE PLITVICES

Um parque nacional com 300km2 de área, formado por 16 lagos nos mais diferentes tons de azul e verde, conectados por cachoeiras de todos os tamanhos, divididos em dois grupos: lagos superiores e lagos inferiores. Os passeios são feitos pelas passarelas que cruzam os lagos, nos caminhos de terra que ficam nas margens e uma parte em barco. O local é considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO e um dia inteirinho lá dentro é o suficiente para aproveitá-lo ao máximo. Surreal!!!

* Brasileiros a turismo não precisam de visto de entrada até 90 dias de permanência na Croácia. Casos em que a permanência for maior do que 90 dias,  a MAPA está a disposição para assessorar na solicitação do visto.