Visto familiar: pode um dos membros ter o documento negado?

Visto familiar: pode um dos membros ter o documento negado?

Passear pelos Estados Unidos ainda é o sonho de muitas famílias brasileiras. E para agilizar os trâmites da documentação, o governo norte-americano criou um “visto familiar”, nome popular não-oficial para o formulário Family Application, que permite o cadastro de vários solicitantes próximos em um único documento.

Porém, diferente do que muitos pensam, ele por si só não garante que todos os integrantes terão automaticamente o visto de entrada aprovado. Por isso, para que seu sonho não vire pesadelo, listamos a seguir algumas perguntas frequentes sobre essa modalidade.

O que é o visto familiar dos EUA?

O visto familiar é uma opção disponível para famílias ou pessoas próximas que pretendem viajar juntos aos EUA. A ideia é facilitar o preenchimento do formulário DS-160, unificando informações como endereço, telefone, motivo da visita, itinerário, etc. Porém, tanto a ficha quanto o valor da taxa do visto continuam sendo individuais.

Quais as vantagens do visto familiar?

Como já dito anteriormente, as vantagens estão apenas na hora de preencher o formulário. A parte de pagamento da taxa e agendamento da coleta biométrica continuam iguais. Ou seja, na prática, pouca coisa muda.

No caso da entrevista, ela poderá ser feita em conjunto já que as perguntas (e possivelmente as respostas) serão as mesmas. Porém, isso também pode ser feito em casos de formulários individuais desde que o horário da entrevista seja o mesmo para todos.

Posso ter meu visto negado durante a entrevista?

Sim, apesar da entrevista ser feita em conjunto, os dados contidos nos formulários são analisados caso a caso. Portanto, se um dos familiares não conseguir comprovar vínculos fortes com o Brasil, há grande chance do visto ser negado.

Por isso, a dica é reunir o máximo de documentos possíveis que comprovem que o solicitante não pretende imigrar para os EUA. Vale mencionar os cursos que esteja fazendo, levar a carteira de trabalho ou holerite mais recente, comprovar bens (veículos ou imóveis) e declarar uma boa quantia em dinheiro para se manter durante a viagem.

Apenas meu visto foi negado. E agora?

Como os critérios de cada funcionário não são claros, esse risco sempre existe. Há casos mais simples em que o problema está no preenchimento do formulário, mas há outros como falha de comunicação com o funcionário durante a entrevista ou contradição de algum documento com o que está relatado na ficha. Em casos assim, o recomendado é contatar a MAPA. Nossos especialistas estão à disposição.

E no caso de visto de acompanhante?

Esse tipo de visto é válido apenas para cônjuges e filhos de alguém que vai trabalhar ou estudar por um longo período nos EUA. Ele não pode ser tirado por pais, noivos, namorados ou irmãos. Ele também possui uma duração diferente do visto de turismo, expirando junto com o visto de turismo ou de trabalho de quem está sendo acompanhado.

Por fim, vale relembrar: a MAPA conta com um time especializado em documentação e está à disposição para ajudá-lo em todas as fases do processo burocrático de sua próxima viagem – entre em contato e saiba mais.

E também muito importante: faça o seu Seguro Viagem INTERMAC ASSISTANCE (clique aqui). Os custos com saúde nos Estados Unidos são caríssimos. Viaje tranquilo!