Quatro vantagens do intercâmbio para maiores de 40 anos

Quatro vantagens do intercâmbio para maiores de 40 anos

Se você acha que viajar para aprender um idioma ou conhecer novas culturas é coisa de jovem, reveja seus conceitos. Cada vez mais, agências têm criado opções de pacotes de intercâmbio para maiores de 40 anos.

É o fim daquela velha justificativa: “não tenho mais idade para isso…”. Afinal, viajar para outro país é saudável em qualquer idade! Não acredita? Então veja a seguir quatro excelentes motivos que selecionamos para te convencer a se jogar neste tipo de programa. Confira:

1. Aprender um novo idioma

Esqueça esse mito de que depois de uma certa idade é impossível aprender um novo idioma. Nosso cérebro nunca para de aprender; a diferença é que é preciso ter mais tempo e dedicação para praticar continuamente. Por isso, o intercâmbio para maiores de 40 anos pode ser um grande aliado.

Afinal, a melhor maneira de aprimorar uma língua nova é mergulhando na cultura de um país. Por isso que, como ferramenta de aprendizado, poucas opções batem o intercâmbio: o estudante tem aulas de idioma com professores qualificados e ainda pode praticar seus conhecimentos nas tarefas mais básicas do dia a dia. Assim, aprender o idioma se torna um conhecimento adquirido naturalmente.

2. Conhecer pessoas novas

Seja a pessoa jovem ou de mais idade, fazer amigos é sempre bom. E o intercâmbio para maiores de 40 anos é uma excelente maneira de conhecer pessoas novas, algo que costuma ser mais difícil para quem viaja como turista.

Além disso, independente da idade, é possível ficar em homestay (casa de família). As vantagens desse tipo de estadia é que há a comodidade de comer comida caseira, você se aprofunda nos hábitos e na cultura de um país, e ainda poderá contar com a ajuda de alguém sempre que precisar. Por conta dessa proximidade, não é raro que os laços criados entre os estudantes e as famílias durem mesmo após o fim do intercâmbio e se tornem grandes amizades.

3. Cursos para todos os gostos

Embora o curso de idioma seja o mais procurado por pessoas interessadas em fazer intercâmbio para maiores de 40 anos, existem diversas modalidades à disposição. Agências de Viagens especialistas em Intercâmbio tem programas que aliam o estudo de línguas com a programação de atividades culturais locais, como visitas a museus e peças de teatro, assim como atrações voltadas para negócios e até voluntariado em causas humanitárias. Escolha a sua e divirta-se!

4. Desafiar seus próprios limites

Viajar para o exterior é sempre um evento único, mas ficar semanas ou meses longe de casa, conhecer pessoas novas e mergulhar em uma outra cultura não tem preço. Mais do que sair da rotina, fazer intercâmbio é a oportunidade de se desafiar e conhecer seus pontos fortes e fracos. Esse tipo de autoconhecimento só se adquire com a experiência. Não seria estranho se, após o intercâmbio, surgirem novos sonhos e desejos, como morar no exterior, escrever um livro ou abrir um empreendimento.

Afinal, como planejar o intercâmbio para maiores de 40 anos?

Antes de mais nada é importante escolher uma agência de confiança e credibilidade. Não hesite em pesquisar as referências da empresa antes de fechar contrato. Se possível, tente entrar em contato com outros intercambistas para conhecer suas experiências.

Outro coisa para se atentar é quanto ao seguro-viagem. Em alguns países, como na Europa, ele é obrigatório. Os valores variam: quanto maior a cobertura, mais caro ele fica. Então, leve isso em conta. (Clique aqui e faça sua cotação/emissão de seu seguro viagem).

Já quanto aos vistos, é importante ficar atento à documentação necessária, já que os vistos de estudante são diferentes dos para turistas. Para saber mais, fale conosco.

Aproveite sua vida viajando!