
10 fev Vale a pena renovar o visto americano antes do vencimento?
Você já deve saber que o visto americano tem duração máxima de 10 anos. Logo, dá para usá-lo por bastante tempo sem maiores preocupações. Mas, e na hora de renovar? Será que vale a pena esperar vencer para entrar com um novo pedido ou se antecipar? É isso que vamos responder a seguir:
Há vantagem de renovar antes do vencimento?
O processo de renovação do visto americano é bem mais fácil do que na primeira emissão. Se o documento ainda estiver válido ou até 11 meses após a data de vencimento, é possível renovar sem a necessidade de fazer a coleta biométrica e sem passar pela entrevista no consulado.
Porém, mesmo quando existe a possibilidade de isenção, há casos em que o consulado pode convocá-lo para a entrevista se achar necessário. Por isso, não estranhe se isso acontecer. Outra vantagem de renovar o visto dentro da validade é que o prazo para emissão do novo documento costuma ser bem mais rápido.
Quem não tem direito à renovação automática?
Pessoas que tiraram o visto americano antes de 2008 ou que estejam com o documento vencido após 12 meses terão que fazer novamente todo o processo de emissão. Em outras palavras, precisarão fazer a coleta das digitais e passar pela entrevista no consulado novamente.
A restrição se aplica também a pessoas que emitiram o primeiro visto quando tinham menos de 14 anos e 11 meses de idade. E quem não possui mais o passaporte com o visto válido (em casos de perda e roubo, por exemplo) também precisa entrar com uma nova solicitação.
Como renovar o visto norte-americano?
O processo de renovação do visto americano é semelhante ao da primeira solicitação. Se o viajante optar em fazer a renovação com a MAPA, deve enviar o passaporte físico, uma foto 5×5 ou 5×7 e o formulário preenchido, além do comprovante de pagamento da taxa ao Consulado. A partir da entrada dessa documentação no Consulado, o passaporte será liberado em até 15 dias corridos.
O que mais preciso saber?
Apesar da renovação ser mais simples, ainda sim é necessário pagar a taxa de solicitação. Vale lembrar que esta cobrança não é reembolsável, então será necessário pagar novamente a taxa caso o visto seja negado. Por isso, é preciso estar atento para evitar divergências nos dados informados, o que pode aumentar as chances de ter o visto negado.
Neste sentido, contratar uma assessoria especializada em documentação de viagem como a MAPA pode ajudar a evitar erros básicos, ainda que não garanta a aprovação – a avaliação do perfil e a emissão do visto são competências exclusivas do Consulado Americano.
Fonte: US Embassy