Quais são os destinos mais seguros e os mais perigosos para viajar em 2020?

Quais são os destinos mais seguros e os mais perigosos para viajar em 2020?

A ONG International SOS Foundation divulgou recentemente uma lista com os locais mais seguros e os mais perigosos para viajar em 2020. A 11ª edição do Travel Risk Map (“Mapa de Risco de Viagem”) procura prever quais países podem representar um risco à vida do viajante agora em 2020.

A organização lançou um mapa interativo no qual todas as nações são divididas em cinco grupos de risco: InsignificanteBaixoMédioAlto e Extremo.

O Brasil está no nível médio por conta de possíveis episódios de insurgências, protestos violentos e crimes contra a vida. A questão da segurança pública e dos serviços emergenciais são considerados variáveis, ou seja, podem mudar bastante de região para outra.

Confira a seguir os países considerados mais seguros e mais perigosos para viajar de acordo com a entidade:

Risco insignificante

Nesta faixa estão países com baixíssimos índices de violência e politicamente estáveis. Além disso, as chances de sua população sofrer um ataque terrorista são próximas de zero. Em 2020, apenas territórios europeus fazem parte dessa lista: DinamarcaEslovêniaFinlândiaGroenlândiaIslândiaLuxemburgoNoruegaSuíça e o arquipélago de Svalbard. O turista que for a esses locais ainda poderá encontrar serviços de emergência e infraestrutura de qualidade, além de correr pouco risco de sofrer acidentes na estrada.

Risco baixo

Nesta faixa estão países com índices de mortes violentas bem abaixo do tolerável, porém suas populações podem sofrer ameaças físicas em menor escala. A infraestrutura e o atendimento hospitalar são considerados bons para o turista. Dentre os países que fazem parte desse grupo temos a maior parte da Europa Central e OcidentalEstados UnidosCanadáChileEquadorArgentinaParaguaiUruguaiAustráliaNova ZelândiaTailândiaVietnãJapão e Coreia do Sul.

Risco médio

No mesmo nível do Brasil estão países como BolíviaPeruparte da Colômbia, países africanos como África do SulAngola e ZimbábueRússiaTurquiaArábia Saudita e Índia. Nesses locais, a organização pede precaução para o viajante e que faça uma pesquisa aprofundada sobre o destino antes de viajar.

Risco alto

Considerados locais perigosos para estrangeiros estão Venezuelaalgumas regiões da Colômbiaalgumas regiões do MéxicoHaitiHondurasNicaráguaEgitoNigériaPaquistãoalgumas regiões de MianmarPapua Nova Guiné, entre outros. Nesses locais são frequentes casos de protestos seguidos de reações violentas, terrorismo e ameaças contra a vida. Não é recomendado viajar a esses locais desacompanhado.

Risco extremo

Nesses locais, a presença do governo, da lei e da ordem já não existe mais. Violência sectária e indiscriminada é comum, assim como ameaça de ataques terroristas. Em outras palavras, são os territórios mais perigosos para se viajar. Apenas 11 países se enquadram nesse nível: AfeganistãoIraqueIêmenSíriaLíbiaMaliRepública Centro AfricanaSomáliaalgumas regiões da República Democrática do Congoalgumas regiões da Nigéria e algumas regiões da Ucrânia.

Dicas para viajar tranquilo

Além de conferir a segurança do destino antes de comprar as passagens, não esqueça de verificar se o seu passaporte ainda está em dia. Muitos países aceitam apenas documentos que tenham pelo menos seis meses de validade, então não deixe para a última hora e faça logo a renovação.

Além disso, confira se o destino escolhido tem visto de entrada para turistas. Para isso, acesse se a busca de destinos da MAPA, que conta com informações consulares de mais de 200 países. Além disso, contamos com uma equipe especializada, que pode te ajudar em todas as fases do processo – entre em contato.

Por fim, outra dica fundamental é contratar um seguro viagem da INTERMAC ASSISTANCE. Faça uma viagem tranquila levando em sua bagagem o melhor seguro de viagem do mercado. Clique aqui, ou entre em contato com a MAPA através dos fones: (51) 3369 6920 ou (51) 3369 6921.

FonteInternational SOS